A primeira fase do projeto “Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio” se revelou um sucesso absoluto analisando todos os aspectos, superando todas as expectativas da organização.
“Um dos termômetros do sucesso do nosso trabalho foi o engajamento da imprensa; como empresário do ramo de comunicação sei que a mídia só entra de cabeça quando a ação é nobre e fundamentada, com projeto bem alicerçado, seguro e consistente”, revela Geraldo Dindão Gonçalves, idealizador e coordenador da Expedição Piracicaba.
Segundo Dindão o sucesso do empreendimento se deve, além da proposta em si, do envolvimento total da UNIFEI Itabira, responsável pela coordenação técnica científica da Expedição, através do Curso de Engenharia Ambiental e Mestrado Profágua.
A instituição foi responsável por todo o trabalho de coleta e está ainda coordenando as análises laboratoriais e será responsável também pela elaboração de relatórios referentes aos estudos realizados durante a Expedição.
Equipada com um dos mais modernos laboratórios de engenharia ambiental do Brasil, a Unifei / Itabira disponibilizou para a Expedição profissionais qualificados e alunos do curso de Mestrado Profágua da Agência Nacional de Água – ANA.
O trabalho proposto contemplou recursos Humanos, professores e estudantes; laboratórios de Geotécnica, Geoprocessamento, Hidrologia e Saneamento.
Sob a coordenação do professor José Augusto a Unifei disponibilizou uma equipe de 25 profissionais, entre professores e estudantes graduando e mestrando, além de toda estrutura para o desenvolvimento do trabalho que ainda continua.
Com a participação da instituição no projeto, ela mostra que está preparada e se preparando para assumir posição de destaque na Bacia do Piracicaba, inclusive com a ampliação e modernização de seu Campus, que já se encontra em franco processo de execução.