Expedição visita Catas Altas, Barão, Santa Bárbara e Caraça
Três cidades receberam a visita da Expedição Piracicaba no terceiro dia de descida pela bacia hidrográfica: Catas Altas, Barão de Cocais e Santa Bárbara. Além de eventos de mobilização e conscientização junto às comunidades, os integrantes da expedição foram recebidos no centro de operações montado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em Barão de Cocais.
Catas Altas
Pela manhã houve um encontro em Catas Altas, município que, apesar de não ser banhado pelo Piracicaba, guarda uma riqueza hídrica singular na região. Com dezenas de cursos d’água e cachoeiras em seu território, Catas Altas é um importante manancial da bacia. Alunos da rede pública de ensino acompanharam uma apresentação sobre os objetivos da pesquisa e aprenderam um pouco mais sobre o aproveitamento da energia solar. Eles conheceram a usina portátil instalada no carro de um dos parceiros que acompanham a expedição, a OAK Energia.
“Achei muito importante a passagem da expedição por aqui. O rio faz parte da vida de tudo, fertiliza e dá vida à terra. Sem água não tem como fazer nada”, salientou o estudante Vítor Nazareth, de 15 anos.
Durante o evento o CBH Piracicaba promoveu a entrega de diagnósticos e Cadastro Ambiental Rural a produtores comtemplados pelo projeto Rio Vivo.
O prefeito José Alves Parreira, o vice-prefeito Fernando Guimarães além do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Reginaldo Sales, participaram da solenidade que também contou com a presença de servidores municipais, produtores rurais e representantes do Igam, Polícia Militar de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.
Barão de Cocais
A Expedição visitou o centro de operações montado em Barão de Cocais, onde houve uma apresentação sobre as projeções de impacto em caso de rompimento da barragem da mina de Gongo Soco. Militares do Corpo de Bombeiros expuseram os riscos hoje presentes na região e falaram sobre algumas das medidas que estão em curso para mitigar os danos em caso de vazamento do rejeito de minério.
A intenção da Expedição em Barão de Cocais foi demonstrar solidariedade à população e a todos os empenhados no enfrentamento de uma possível situação de emergência. As coletas na região foram antecipadas em função dos riscos gerados pelo possível rompimento da barragem.
Brumal
No distrito de Brumal, em Santa Bárbara, foi realizado um evento conjunto pelas secretarias de meio ambiente da cidade e da vizinha Barão de Cocais às margens do Rio Conceição, curso d’água que ao receber o Rio São João, forma o Rio Santa Bárbara, que por sua vez deságua no Piracicaba. Dezenas de estudantes da rede municipal de ensino fizeram apresentações musicais e conheceram o projeto da expedição.
A cerimônia contou com a presença de Juca Hosken, um personagem histórico da região que há décadas milita nas causas ambientais. “Muitas vezes o próprio ser humano que faz uso da água em sua propriedade não respeita essa riqueza. Eu penso que uma iniciativa como a expedição é maravilhosa, muito importante para alertar o povo para a realidade que estamos vivendo”, avaliou Hosken.
A presidente da Associação Comunitária de Brumal, Vera Lúcia, relata que há décadas, quando o Rio Conceição era limpo, o local recebia dezenas de caravanas de turistas semanalmente, o que gerava renda para os moradores. “A qualidade da água era infinitamente melhor, o rio hoje está muito assoreado, o esgoto é todo jogado nele. O trabalho mais importante é começar a trabalhar a conscientização dos jovens”, ressaltou a líder comunitária.
Caraça
A noite o Santuário foi o ponto de Encontro da Expedição que pernoitou e jantou no local. O Santuário do Caraça, que abriga a RPPN Caraça, é um berçário de águas, incluindo o nascedouro do próprio Piracicaba, em uma de suas vertentes. Parte da equipe ainda foi brindada com a visita do lobo Guará.