#Notícias

Dez dias vivenciando toda a extensão do rio

O Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio com apoio do CBH Piracicaba, realizará entre os dias 26 de maio a 5 de junho de 2019, a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, que percorrerá o rio, da nascente em Ouro Preto até sua foz em Ipatinga.
Junto à Expedição está a UNIFEI, responsável pela Coordenação Técnica Científica com o objetivo de elaborar um diagnóstico atualizado da bacia do Piracicaba. O projeto, além da mobilização social nas 21 cidades da bacia; fará a entrega de mais de 2.500 diagnósticos de propriedades rurais e mais de 1.500 CAR (Cadastro Ambiental Rural) através do Projeto Rio Vivo do CBH Piracicaba.
Além disso a Expedição produzirá filmes documentários, publicitário, exposição de fotografias virtual e itinerante, revista com a participação de cada cidade e dos parceiros e livro-relatório técnico científico com a descrição dos trabalhos e conclusões da equipe técnica.
A Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio irá mobilizar as cidades da bacia em prol da revitalização do rio e colher dados e levantar informações para fazer um comparativo com os trabalhos desenvolvidos pelo CETEC, em 1986, trabalhos da Cooperação Franco Brasileira (1989) que constaram, basicamente, de um monitoramento da qualidade da água (sob o enfoque dos parâmetros físico-químicos), os da UFMG de 1993 que iniciou uma pesquisa multidisciplinar e ainda com o trabalho desenvolvido pela “Expedição Piracicaba 300 Anos Depois”, realizada há 20 anos e por fim demonstrar que a situação da qualidade e quantidade das águas está cada vez mais ameaçada por ações antrópicas que colocam em risco a segurança hídrica da bacia, bem como a vitalidade de seu depositário, Rio Doce, que nunca precisou tanto de uma boa contribuição.
O trecho de abrangência da ação, além de focar no rio em si, cobrirá também uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para toda a bacia e seus 800 mil habitantes e que abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região, como a RPPN Caraça e o recém-criado Parque Nacional Serra do Gandarela.
Junto à Expedição a UNIFEI, que será responsável pela Coordenação Técnico Científica da Expedição, onde professores, profissionais da área ambiental e estudantes farão coletas de materiais e avaliação de parâmetros de qualidade da água em pontos estratégicos do trajeto para elaborar um diagnóstico atualizado do Piracicaba.
A jornada, que está programada para ser iniciada no dia 26 de maio com o lançamento da Expedição em Mariana, buscará promover uma grande manifestação pelas águas – em parceria com o CBH Rio Das Velhas que é irmão gêmeo do Piracicaba, nascendo na mesma localidade, São Bartolomeu, em vertentes contrárias.
Já no dia 5 de junho a Expedição faz sua última escala, em Ipatinga, onde entidades ambientais irão realizar um grande encontro em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, intitulada “O Piracicaba ainda vive”.
Após o encontro do Piracicaba com o Doce a equipe de navegação se encontra com a de terra e juntos se dirigem a local (provavelmente a antiga estação que está sendo recuperada pela Usiminas – caso ela tenha condições de receber as manifestações na ocasião) onde acontece uma concentração marcando o encerramento da Expedição. Vários movimentos ambientais, ONGs, instituições de ensino e entidades que atuam e se preocupam com a questão socioambiental estarão presentes.
Apoio
O projeto já conta com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Semad / Agência Nacional de Águas – ANA / Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG / Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce – CBH Doce / C Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio – CBH Velhas / Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG através da Policia Militar Ambiental / Ministério Público de Minas Gerais – MPMG através da Coordenadoria de Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce / Associação dos Municípios do Médio Piracicaba – AMEPI / Associação dos Municípios do Vale do Aço – AMVA / Fóruns Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas e Fórum Mineiro dos Comitês de Bacia Hidrográficas.