#Notícias

Rio Vivo tem início com oficinas

Rio Vivo: Assinatura de acordo dá início às ações do projeto na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba

Contando com mais de R$50 milhões em investimentos, já garantidos em caixa, o “Rio Vivo” teve mais um desdobramento no dia 30 de junho quando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba – CBH-Piracicaba e o CBH-Doce, promoveram uma cerimônia para marcar e oficializar o início da execução do projeto.

Inúmeros prefeitos, vice-prefeitos e secretários de meio ambiente participaram do evento, realizado na Amepi, em João Monlevade, que contou ainda com a participação ilustre do ex-ministro de Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, que além de prestigiar a cerimônia, proferiu palestra sobre os desafios na gestão das águas.

José Carlos, durante seu pronunciamento, lembrou que, mais que falar da importância do cuidado com nossas águas, o óbvio, tem que ser ululante – ou seja, é preciso gritar sobre essa necessidade.

Durante a cerimônia representantes do executivo assinaram o acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios e o CBH-Piracicaba, passo importante para a sequência dos trabalhos.

Objetivando acelerar o processo de recuperação das nascentes e atender mais municípios ao mesmo tempo, durante a explanação foi informado que seria iniciado o trabalho em blocos com um número específico de municípios por sendo atendidos de uma vez com um número também determinado de propriedades sendo trabalhadas.

A fórmula foi construída para que em um período curto de espaço de tempo todas as cidades já tenham sido contempladas com parte das ações, sendo as primeiras o trabalho em torno das nascentes, com cercamento, revegetação e outras intervenções que se fizerem necessárias.

Oficina

Já no dia 1 de julho, dando sequência ao início dos serviços, o CBH- Piracicaba e a empresa Saneamb Engenharia, ganhadora da licitação para a execução das obras, realizaram a 1ª Oficina de Planejamento. Na oportunidade foi apresentada uma prévia da estratégia de trabalho visando obter contribuições por parte dos representantes dos municípios para a racionalização dos trabalhos.

Durante a oficina os participantes também puderam obter esclarecimentos e sanar dúvidas sobre a dinâmica das ações.
Outras oficinas estão programadas objetivando aproximar o máximo os atores – CBH Piracicaba / Agedoce, Saneamb Engenharia, prefeituras e proprietários contemplados.

Rio Vivo

O projeto Rio Vivo reúne três ações realizadas pelos Comitês da Bacia do Rio Doce: Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), Programa de Saneamento Básico (P42) e Programa de Recomposição de Apps e Nascentes (P52).

Sendo uma das principais ações ambiental realizada pelo CBH Piracicaba, a implementação do Rio Vivo visa aumentar a disponibilidade hídrica, promover o saneamento rural e reduzir a geração de sedimentos provenientes das estradas rurais.

A primeira etapa do projeto, já executada, promoveu o diagnóstico das propriedades rurais, projetos das intervenções ambientais e ainda forneceu o CAR (Cadastro Ambiental Rural) aos proprietários que não tinham o documento. Com base nas informações coletadas, serão implantados os programas, sendo definido primeiramente os projetos de recuperação de nascentes (P52) – por meio do cercamento e revegetação, na sequência a remediação de áreas degradadas geradoras de sedimentos, com foco em barraginhas e caixas secas, além de sistemas de tratamento de esgoto e cloração de água.