#Notícias

Da nascente á foz – Conheça o trabalho realizado pela primeira expedição.

Há cerca de 30 anos, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) iniciou um trabalho de pesquisa sobre a qualidade das águas do Piracicaba. Dez anos depois foi realizada a Expedição Piracicaba – 300 Anos Depois, encabeçada pelo engenheiro ambiental Cláudio Guerra.

A Expedição Piracicaba 300 anos depois foi um trabalho pioneiro de caráter técnico e de mobilização social e que passou a ser um marco na história ambiental da região. Ela trouxe dados concretos da realidade, incorporou informações técnicas e conhecimentos e obteve uma visão de conjunto dos problemas socioambientais da Bacia do Rio Piracicaba.

Inspirada na AGENDA 21, sua metodologia de trabalho priorizou o processo interativo: durante três semanas, uma equipe técnica, formada por 16 profissionais, observou, coletou dados e amostras de água, ouviu, falou, discutiu, passou e recebeu informações nas 14 cidades visitadas.

A Expedição Piracicaba se consolidou também como uma importante metodologia de trabalho interdisciplinar e interativo para avaliação da realidade socioeconômica e ambiental de uma região. Ao mesmo tempo, ela foi um movimento de exercício de cidadania e uma inteligente estratégia para a formação do Comitê da Bacia do Rio Piracicaba.

A Expedição fez um resgate dos 300 anos da ocupação da região: saindo das nascentes do rio, em Ouro Preto, onde outrora havia muito ouro, voltamos na História e revivemos os caminhos dos bandeirantes, passando por lugares, paisagens, construções históricas etc. Assim como eles, na nossa jornada, utilizamos o Rio Piracicaba como nossa referência. Três semanas depois, chegamos à sua foz, na cidade industrial de Ipatinga, onde o rio encontra-se muito poluído”, disse (Cláudio Guerra, idealizador e coordenador da Expedição.


OBJETIVOS DA EXPEDIÇÃO PIRACICABA:

1. Avaliar a situação geral do meio ambiente físico, sócio-econômico e cultural da bacia

2. Interagir e ouvir os diferentes segmentos sociais sobre problemas e alternativas de soluções

3. Publicar um diagnóstico da realidade, com um enfoque propositivo

4. Incentivar e orientar a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba