#Notícias

Em São Gonçalo “Lavadeiras” e boas práticas encantam expedicionários

Em São Gonçalo do Rio Abaixo os expedicionários foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, Mário Neto, pelo presidente da Câmara, Flávio Silva de Oliveira, por estudantes da rede pública, grupos culturais como o Lavadeiras da Prainha e moradores. Produtores rurais também estiveram presentes. Houve distribuição de mudas, de sabão ecológico e mostras de reciclagem.

“Eu tenho uma avaliação muito positiva da Expedição, uma iniciativa pioneira na bacia. É uma ação que deveria se estender por todo o estado. Todos nós sabemos a importância de termos um meio ambiente saudável”, salientou Mário Neto.
Dona Ninica, 66 anos, moradora de São Gonçalo do Rio Abaixo, participa do grupo Lavadeiras da Prainha, grupo de mulheres que resgatou as cantigas que eram entoadas à beira do Rio Santa Bárbara e outros riachos durante a lida com a trouxa de roupa. “Eu lavei muita roupa no rio. Eu tinha 10 anos e ia com minha mãe lavar roupa, lavar vasilhas, ficava lá quase o dia todo. A gente bebia água do rio, era clarinha”, relembrou. O Santa Bárbara é o principal afluente do Rio Piracicaba.

O “Lavadeiras da Prainha” surgiu há 11 anos em São Gonçalo do Rio Abaixo, uma iniciativa da Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti). Além de proteger um patrimônio imaterial da cidade o projeto funciona como uma atividade para dezenas de senhoras que têm suas histórias vinculadas às águas da região. Elas também participam de apresentações teatrais que representam essas memórias. “O rio significa muito pra gente. Hoje em dia não estão cuidando bem dele, não tem praia mais, é muito triste”, lamentou Dona Ninica.

Ainda em São Gonçalo, a recepção da Expedição marcou a abertura das comemorações da Semana do Meio Ambiente na cidade. A cidade apresentou uma série de trabalhos revelando boas práticas ambientais, como o sabão ecológico, feito com o aproveitamento do óleo sujo de cozinha, recolhido nas residências e cozinhas industriais, evitando com isso que o mesmo vá parar nos cursos dágua.