#Notícias

Em João Monlevade mobilização aconteceu as margens do Rio

A Expedição Piracicaba chegou a João Monlevade no meio da tarde, onde era aguardada por centenas de pessoas, entre estudantes, autoridades municipais e moradores de áreas próximas ao rio. Os caiaques foram o centro das atenções para as crianças, que organizaram filas para tirar fotos dentro das embarcações. Distribuição de mudas, exposição de desenhos, shows musicais e apresentações de alunos completaram a recepção à expedição, que ocorreu na Avenida Beira Rio.

“Estou muito satisfeita, a expedição vai ficar no coração não só dos ambientalistas, mas de todos nós. É algo inédito e muito importante não só em João Monlevade, mas em toda a bacia”, comentou a secretária de Meio Ambiente do município, Fernanda Ávila, que apoiou o projeto desde sua concepção.

A prefeita Simone Moreira também se mostrou entusiasmada com o projeto e durante seu pronunciamento no palanque assumiu o compromisso de continuar investindo nas obras sócio ambientais: “Inauguramos recentemente a ETE Cruzeiro Celeste, iniciamos tratando um pequeno percentual, mas até o final de 2020 teremos aumentado a carga daquela unidade e colocado em funcionamento a ETE Carneirinhos”, disse arrancando aplausos da atenta plateia.

Sabrine Moreira, de 11 anos, foi uma das estudantes que participaram de uma apresentação de cordel onde foram recitados os 10 mandamentos da água. A jovem mostrou estar consciente do papel de toda a sociedade para interromper a degradação do Rio Piracicaba. “Eu vejo as pessoas jogando lixo, papel, produtos químicos, esgoto, tudo no rio. A gente tem que diminuir a poluição para conseguir ajudar o Piracicaba”, ensinou Sabrine.

A Expedição, além do total apoio da prefeitura e da Amepi, contou ainda com a parceria do DAE e o patrocínio da Câmara Municipal e da ArcelorMittal Usina de Monlevade e ArcelorMittal Mina do Andrade.