Em Rio Piracicaba a recepção ocorreu pela manhã. Uma grande concentração de pessoas aguardava as equipes da expedição na Praça Maria do Rosário Caldeira, no Centro da cidade. A chegada dos caiaques nos eventos atraiu a atenção de todos.
Alunos da rede municipal de ensino, moradores e autoridades do Executivo e do Legislativo municipais participaram do evento.
Um projeto apresentado durante o encontro chamou a atenção e mostrou como a Expedição Piracicaba pode incentivar práticas ligadas à recuperação do rio. As professoras Juliana Viana e Juliana Cota propuseram aos alunos resgatar o passado do Piracicaba a partir de visitas e conversas com habitantes mais velhos da cidade. O resultado do trabalho estava exposto na praça na forma de fotos, desenhos e histórias.
“O projeto teve início querendo mostrar para as crianças a importância da água. Nada melhor do que usar um recurso da cidade para isso. Assim veio a ideia de despertar nos alunos a importância que o rio tem para os ribeirinhos, para o curso de toda uma vida”, explicou Juliana Viana. “A gente buscou valorizar a importância do rio que corta a cidade, como ele é fundamental para todos, inclusive as gerações futuras”, completou Juliana Cota. A entrevista completa com as professoras está disponível na galeria de vídeos do site.
Outro projeto apresentado e coroado foi o “Projeto Nascentes”, do EJA, que já conseguiu ótimos resultados.
Um lindo banner pintado a mão com a logomarca da Expedição se encontrava exposto ao fundo do palco montado na praça, pintado pela artista plástica Edna dos Santos. Ao final da solenidade ela presenteou a organização com o banner e o mesmo acompanhou a expedição pelo resto da jornada, sendo exposto em destaque em todas as cidades.