Jornal inicia trabalho preparatório para Expedição Piracicaba
Bacia do Piracicaba -O Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, realizará na Semana Nacional do Meio Ambiente de 2019, no período de 24 de maio a 04 de junho, a Expedição Pela Vida Do Rio – ‘I Descida No Piracicaba, que percorrerá o rio com equipes de água em caiaques e equipes de terra, da nascente em Ouro Preto até sua foz em Ipatinga.
A iniciativa tem o objetivo de mobilizar as cidades da bacia em prol da revitalização do Piracicaba e colher dados para fazer um comparativo com alguns parâmetros levantados pela Expedição Piracicaba 300 Anos Depois, realizada em 1999 e demonstrar que a situação da qualidade e quantidade das águas está cada vez mais ameaçada por ações antrópicas, advindas da ocupação desordenada, da mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica da sua bacia, bem como a vitalidade de seu depositário, Rio Doce, que nunca precisou tanto de uma boa contribuição.
O trecho de abrangência da ação, além de focar no rio em si, cobrirá também uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para o Piracicaba e abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região, como a RPPN Caraça e o recém criado Parque Nacional Serra da Gandarela.
Expedição Nascentes
Diante esse quadro, o Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, lançou, como ação preparatória, a Expedição Nascentes, que buscará justamente cobrir os nascedouros de tributários importantes dos afluentes do Piracicaba, como o Rio Conceição, Caraça, Una, entre tantos outros cursos dágua que merecem atenção por sua importante contribuição para manutenção do volume e qualidade das águas desse que é considerado o mais importante afluente do Rio Doce.
A Expedição Nascentes já promoveu sua primeira investida, visitando o nascedouro do Rio Conceição, formado pela união dos córregos Capivari e Capanema – dentro do Parque Nacional Serra da Gandarela.
Nessa primeira viagem, realizada nos dias 9, 10 e 11 de outubro, a equipe, formada pelos ambientalistas Carlos Eduardo Hosken, Djaine Ferreira e do editor do Tribuna, Geraldo Magela Dindão Gonçalves, subiu todo o trecho banhando pelo Rio Conceição, desde o encontro com o São João, passando por Brumal, o encontro com o Rio Caraça, registrando seus afluentes até seu nascedouro.
Buscando ouvir moradores antigos das localidades ribeirinhas, a Expedição visa registrar a relação das comunidades com os rios e ainda buscar informações sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo.
Capivari e Capanema
A próxima etapa, que acontece nos dias 22, 23 e 24 deste, a Expedição Nascentes percorrerá o córrego Capivari e Capanema, até suas respectivas nascentes, registrando também seus tributários.
Ao final desse trabalho, a produção pretende desenvolver um relatório destacando as principais impressões registradas e os dados levantados, que farão parte do projeto Expedição Pela Vida Do Rio – ‘I Descida No Piracicaba.
AExpedição Nascentes é uma produção independente e até o momento conta apenas com o apoio dos jornais Bom Dia, Bom Dia Catas Altas, da revista Conheço Um Lugar, da agência Pé Pu Pé – Caminhos Legais.